4 P’s do Marketing | Conceito
- Victor Rodrigues
- 28 de mai. de 2019
- 3 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar desse termo, mas caso não tenha, vou esclarecer aqui um pouco sobre o que é e como aplica-lo no seu negócio.
Os 4 Ps do marketing são um famoso termo que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção. A origem do conceito, também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, remete ao ano de 1960, que foi quando Jerome McCarthy o apresentou em seu livro Basic Marketing: A Managerial Approach, aqui lançado como Marketing Básico: Uma Visão Gerencial.
A ideia aqui consiste que após estudar cada um desses pilares e planejar, você poderá criar uma estratégia de sucesso, executando ações simples que levarão o seu produto/serviço até o seu público alvo.
P de Produto
Se refere ao o que a sua empresa vende, podendo ser um produto físico ou serviço.
Tanto na fase de planejamento quanto depois do produto ser lançado, aplique um questionário para qualificar a oferta, incluindo perguntas como:
⏩A quem se destina o produto?
⏩Que necessidades do consumidor ele atende e como isso acontece?
⏩Como o cliente irá utilizá-lo?
⏩Como o produto se parece, considerando cor, tamanho, embalagem e marca?
⏩O que faz dele um produto diferente dos concorrentes?
Dedique especial atenção a essa questão.
Afinal, o sucesso do seu produto passa, necessariamente, por apresentar ao público uma versão melhor do que aquela disponibilizada pela concorrência.
P de Preço
O preço se refere ao valor de venda do seu produto. É importante analisar o comportamento de consumo do seu público e aplicar um preço acessível, afinal você precisa vende-lo e não pode ter prejuízo.
Para chegar no valor exato, estude seus gastos, entenda quanto custa para produzir cada item. Analise também seus principais concorrentes, e veja como equiparar o seu preço ao deles.
Veja algumas perguntas que você deve fazer para chegar a um bom preço:
⏩Qual seria o menor valor viável para a venda do seu produto?
⏩Qual seria o maior valor aceitável pelo mercado para a venda do seu produto?
⏩O quão importante é o aspecto financeiro para seu perfil de cliente?
⏩Que preço de venda praticam aqueles que hoje lideram o seu mercado?
⏩Como é o seu preço na comparação com a concorrência?
P de Praça
Aqui analisamos onde está o seu público, onde compram, ou seja qual o melhor lugar para divulgar ou distribuir o seu produto. Dentro desse conceito, são muitas as possibilidades e preocupações que devem ser abordadas no planejamento.
Atualmente com a tecnologia você poderá segmentar o seu público através de redes sociais, entendendo quais os seus gostos e poder de compra.
Abaixo seguem alguns questionamentos importantes:
⏩Onde está o seu cliente?
⏩Em que locais o público costuma procurar pelo seu tipo de produto?
⏩Que estabelecimentos (online e offline) vendem o seu produto?
⏩Com quais canais de distribuição você pode contar?
⏩Você acessará seu cliente diretamente, com loja própria, ou por intermediários?
⏩Quais as praças definidas pelos seus concorrentes?
P de Promoção
Agora que já desenvolvemos um produto/serviço, definimos o valor de venda e localizamos nosso público, precisamos decidir como divulga-lo e qual a melhor estratégia de vendas.
Você pode apostar na divulgação online através de anúncios pagos em redes sociais, melhorar a qualidade do seu conteúdo (sites/blogs), criar promoções e maneiras efetivas de atingir o seu objetivo final (vendas, assinaturas de newsletters, entre outros...).
Veja algumas perguntas que você deverá responder:
⏩Quais canais seu público mais utiliza para consumir informações?
⏩Que tipo de mensagem tende a ser mais efetiva na promoção de suas soluções?
⏩Qual o período ideal para promover seu produto?
⏩Existe alguma preocupação com a sazonalidade da oferta?
⏩De que forma a concorrência planeja e executa suas promoções?
Agora que você já aprendeu um pouco o conceito dos 4 P’s, poderá aplica-lo no seu negócio e desenvolver novas estratégias de vendas que te proporcionarão resultados melhores talvez até em um curto período de tempo, mas lembre-se é necessário continuar estudando e entendendo as vertentes do mercado, por que ele está em constante evolução assim como seu público.
Commentaires